Taroando

PETIT LENORMAND - BARALHO CIGANO

 

VAMOS FALAR UM POUQUINHO SOBRE O BARALHO CIGANO? 

Engraçado que nunca havia reparado que não havia postado nenhum textozinho sobre essas cartas, justo elas que foram meu primeiro foco de estudos. Quando ganhei meu primeiro baralho, lá em 2003, fiquei muito feliz. Comecei a devorar as leituras, livros, textos e artigos na internet. Hoje, cá estou tentando uma forma de escrever, falar um pouquinhozinho sobre essa ferramenta tão sensível e linda.

Pra começar, o Petit Lenormand veio da Europa. É um baralho composto por 36 cartas e obviamente, da primeira até a última, possui uma"narração" representando sua numeração. Por exemplo: A primeira carta é O Cavaleiro, que comumente indica dar o pontapé inicial, o começo, a motivação ao entrarmos em determinadas situações e jornadas. Assim como a carta 36, A Cruz, remete a vivência bem mais madura, bem vivida e carregada de história, como em muitas que são recheadas de dores e glórias. Ela é a última do baralho, logo já vivenciou inúmeras situações que a torna bem mais densa.

                                                                            cavaleiro                                              cruz

Cada carta está associada a um naipe do baralho comum, o que torna a leitura ainda mais rica e detalhada. É importante lembrar que os naipes juntamente às figuras se complementam (não possuem ligação direta na leitura) e não estão seguindo sequência (ás, dois, três etc).

Sabemos que existem simbolos que compoem também o tarô (Sol, Lua, Torre), mas cabe lembrar que a interpretação, embora possua algumas obervações em comum, não possuem as mesmas características.

Por mais que cada lâmina possua um significado bem definido, não podemos esquecer que a leitura em conjunto é extremamente rica e em cada caso, os símbolos e características vão trazer interpretações super dinstintas.

Inclusive, há um tempo fiz uma apostilinha que fala um pouco dos perfis pessoais no Baralho Cigano com definições de lâmina por lâmina. Se tiver interesse, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com a gente que compartilhamos! ;)

 

MAS QUAL É MELHOR, TARÔ OU BARALHO CIGANO?

Eu particulamente gosto de utilizar o Cigano quando estou mais emotiva ou quando a questão envolve mais emoção. Mas não existe essa definição, se não pela preferência do consulente ou cartomante. Dizer que o tarô é mais completo ou mais objetivo, é um erro. Caberá quem realiza a leitura trabalhar a objetividade da resposta que quer alcançar. Assim como no tarô, trago a minha opinião que a forma que conduzimos a leitura é extremamente individual e não cabe diagnosticar erros e acertos! 

Bóra lá estudar mais essa ferramenta apaixonante? <3

 

Diana Prates


 Faça uma consulta com a gente pelo site!