Taroando

BARALHO CIGANO: FOICE x CAIXÃO

 

Vamos falar sobre as duas cartas mais temidas do Petit Lenormand? Por que FOICE x CAIXÃO?

Antes de fazer as análises das cartas juntas, as comparações, vamos primeiro entender um pouco o significado individual delas. 

 

O CAIXÃO - 08

caixao site

É uma carta que entra na fila daquelas que costumam ser temidas em uma tiragem no Baralho Cigano, porque normalmente ela anuncia términos, finais inesperados que tendem a não ser bem vividos ou vistos. Isso porque o Caixão não espera que tomemos atitude de finalizarmos por nós mesmos, ele simplesmente aparece para nos informar que vai rolar o término/final, pois é o curso natural das coisas. Ela nascem, crescem (bem ou mal, pouco ou muito), desenvolvem (positiva ou negativamente) e morrem. Esse processo acontece em praticamente tudo em nossas vidas, mas por que assusta quando a carta 08 aparece na tiragem? Uma coisa é você optar por colocar fim em algo por livre e espontânea vontade, outra é isso ser um fato que pode ou não aceitar, mas que vai acontecer independente da sua vontade. Esse é um ponto do Caixão que provavelmente é um dos mais "assustadores", ter em mente que algo vai acabar, quer queira, quer não queira. Embora saibamos que algo não deve mais ir adiante, não é fácil dar adeus ou aceitar. Por comodismo, por karma, por "N" razões, né? Pois bem, esse é o efeito Caixão, sem considerar suas cartas vizinhas, apenas uma de suas principais características.

 

A FOICE - 10

foice tart

A carta de número 10 aponta cortes também necessários, algo que já não nos traz mais frutos ou precisa ser de fato podado de nossas vidas. Não necessariamente seguiram um processo como O Caixão, mas por alguma razão é momento de cortar algo que não nos serve. Pensando de uma forma bem simbólica, a imagem da Foice, da ferramenta que é utilizada para tirar as ervas daninhas, limpar um terreno, o famoso "capinar o lote", né? Agora imagine essa situação trazendo para a ação em questões que abordamos às cartas. Para novos frutos, para nova semeadura, há de ser feita a poda, a limpeza necessária. Um terreno com ervas daninhas não é um terreno fértil para plantio, uma área com plantações que não são podadas, normalmente não oferece novos frutos. Essa costuma ser a ação da Foice em uma tiragem, o de poda, de tirada de algo para um recomeço, para um novo plantio. Dependendo das combinações, a poda necessária para que algo continue, que vá adiante...

 

 FOICE X CAIXÃO

foice caixao

Agora, lendo as definições acima, conseguimos notar a diferença das duas cartas? Acho que sim, né? São processos diferentes, o que culminou uma Foice ou Caixão, tendem a ser distintos e a nossa ação frente à essas cartas também virão de maneiras diferentes. Uma comparação que andei fazendo por aqui também, é o fato dA foice por exemplo ser uma ferramenta utilizada pelas mãos humanas, ela só foiça quando alguém se disponibiliza a pegá-la e realizar a ação. Já o Caixão não depende de nossas mãos, nos cabe aceitar, seguir o fluxo e entender que algo se foi, mas que outras vivências prosseguem, outros momentos virão ou já são. A sensação de que uma - A Foice - pode sugerir uma escolha, ou uma ação que é maleável, outra - O Caixão - já carrega o sentimento de perda inevitável porque não depende muito de nós, né? 

Bem, fico por aqui nas análises. Até a próxima!

 

Diana Prates


 Uma breve sobre o Petit Lenormand - Baralho Cigano!