Taroando

ALFAZEMA: 06 BENEFÍCIOS MARAVILHOSOS PARA A SAÚDE

 

lavender blossom 1595581 640 phixr

 

A cada dia mais o ser humano tende a se preocupar com o bem físico e espiritual que as ervas e plantas têm a oferecer. A alfazema é uma planta muito versátil pode ser utilizada tanto em banhos quanto em decorações, além de inúmeras outras formas.

Nem todas as pessoas conhecem este curioso fato, mas o que chamamos de alfazema é conhecido também como lavanda, aquela plantinha extremamente cheirosa e largamente utilizada como essência em aromatizadores de ambiente.

Neste artigo te explicaremos tudo o que é necessário saber sobre a alfazema para que você possa fazer o melhor uso dela. Continue lendo e fique por dentro dos 6 benefícios maravilhosos para a saúde que a alfazema traz!


O QUE É ALFAZEMA?

Quando falamos sobre a alfazema, é impossível não comentar sobre o seu cheiro. A planta é extremamente cheirosa e por isso tende a ser tão utilizada em aromatizadores de ambiente e até mesmo em perfumes.

No entanto, por mais que o cheiro seja um dos maiores pontos fortes desta plantinha, nada para por aí. O chá de alfazema também é um velho amigo e conhecido da grande maioria das pessoas. A lavanda possui propriedades altamente calmantes, por isso o seu chá pode ser uma opção e tanto para quem está lutando contra casos de ansiedade e insônia mas que por algum motivo não consegue tratar-se com medicamentos.

O chá promete também aliviar pequenas inflamações, o que faz toda a diferença na hora de cuidar
do nosso corpo.


BENEFÍCIOS DA ALFAZEMA PARA A SAÚDE

A alfazema, para começar, ajuda a neutralizar odores do ambiente. Ou seja, se você estiver em um lugar onde existem fortes odores, um pouco de alfazema poderia te ajudar a sentir isso com menos intensidade.

Para quem tem problemas com irritações na pele do rosto ou até mesmo acne, uma boa opção é ferver a alfazema em chá e depois usar os ramos que restarem para fazem compressas no rosto, ajuda a deixar a pele mais macia, hidratada e alivia dores também.

O óleo de lavanda pode ser também uma boa opção para a pele, em casos de acne menos intensa,
quando existem apenas algumas irritações.


USO PARA PROBLEMAS ESTOMACAIS

O chá de alfazema pode ajudar a aliviar problemas como por exemplo a gastrite, assim como dores eventuais no estômago ou na barriga. O chá é bastante suave e não existem muitas contra indicações quando se trata dele.

Uma dica bastante utilizada principalmente pelos mais velhos é de utilizar o chá como um substituto ao refrigerante, dessa forma você poderá evitar os açúcares em altas doses e ainda obter os benefícios da planta.


AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA

Ao lidar com uma pequena inflamação, é sempre um boa ideia utilizar compressas de alfazema. Isso pode ser feito com os ramos que restarem do chá ou até mesmo com o óleo de lavanda.

A lavanda ajuda a limpar ferida e machucados, por isso é sempre bom ter à mão ao menos um pouco do chá pronto e sem açúcar. Lavar feridas com água de alfazema ajuda a aliviar a dor.


LAVANDA NO COMBATE À INSÔNIA

Se você simplesmente não consegue dormir nos últimos dias, então busque tomar ao menos uma xícara de chá de alfazema antes de dormir, certamente você obterá bons resultados e conseguirá ter uma noite tranquila de sono.

Vá testando as doses, busque apenas não exagerar, o máximo que deve ser tomado de uma vez são duas xícaras, pelo menos no início do contato com a alfazema.

insonia

ALFAZEMA FAZ MAL DE ALGUMA FORMA?

É claro que existem exceções, mas de forma geral a alfazema não faz mal para o ser humano. É possível que você tenha alguma alergia específica ao óleo ou ao chá, por exemplo, por isso sugerimos que comece com calma e usando aos poucos, assim os efeitos ficam contidos.


Fique atento(a) a sinais de rejeição do seu corpo ao óleo ou ao chá, então não haverão muito problemas.


POSSO SUBSTITUIR O CUIDADO MÉDICO PELO USO DA ALFAZEMA?

De forma alguma, o cuidado médico vem sempre em primeiro lugar, a alfazema deve ser encarada apenas como um complemento a qualquer tratamento. Somente o chá e o óleo podem não ser suficientes, por isso o ideal é que você esteja sempre sendo monitorado por um médico capacitado e pronto para te atender.

Além de tudo, o banho de alfazema pode te ajudar a se acalmar, manter a fé, a esperança e se tornar um ser humano mais tranquilo. Busque o banho, você certamente se sentirá beneficiado com isso.

A melhor parte é que a alfazema é fácil de encontrar, não custa muito dinheiro e ainda existe a possibilidade de plantar em seu próprio quintal, muito embora isso não seja tão fácil assim.

 

Os benefícios da alfazema para a saúde são muitos, comece a utilizar agora mesmo e ateste os resultados!

 

Com a colaboração de Vera 
maisMistika


Conheça nossa equipe e realize uma consulta de tarô ou cartas com a gente!