Taroando

DICA DO DIA: CHÁ!

VAMOS FALAR SOBRE O PODER DAS ERVAS?

Nesse período de quarentena, a nossa rotina tende a ser radicalmente modificada. Desde o sono, a alimentação e até no nosso humor. Pensando em todas as atitudes que tomei para viver essa fase, um dos suportes que sempre me ajudou (em conjunto à meditação, exercícios etc) foi o chá. Algumas ervas são santas no combate ao estresse, ansiedade, má digestão e inquietude. Pensando nisso e no taaaanto que vem me ajudando a lidar com esses dias difíceis, fiz uma listinha com dicas de ervas que uso com frequência para tentar ajudar quem também está passando por isso, bóra lá?

 

CAMOMILA

A primeira da lista é a Matriaria recutita, a famosa Camomila. Além de sua ação estimulante na cicatrização, seu poder antibacteriano e anti-inflamatório, ela é calmante. Ou seja, nos estresses, nas insônias e ansiedades, o uso da camomila é super indicado. Diariamente tomo uma xícara de chá antes de deitar. O sono fica mais leve, a cabeça menos pesada e a sensação do peso da ansiedade diminui.

cup 829527 640 1

 

HORTELÃ E GENGIBRE

Como sei que muitos vão compartilhar dessa situação, minha alimentação parece que resolveu dar uma reviravolta. Se antes seguia a rotina do café, almoço etc no horário certo, hoje parece que tem sido mais dfícil. O que acaba rendendo em constante azias, enjôos e intestino que passam a não funcionar como todo o sistema digestivo. 

Para auxiliar na digestão, tomar uma xícara de chá de Hortelã com gengibre, pode amenizar as sensações de azia pós refeição. O adequado é usar as folhas (fervê-las) para melhor absorção das propriedades do chá. 

tea 599227 640

 

ORÉGANO

Chá de orégano? Pois é! Poucas pessoas fazem o uso dela dessa forma, mas saibam que auxilia nas cólicas menstruais, além de reduzir os sintomas da menopausa. Além disso, também ajuda nos transtornos do sono, da ansiedade e estresse. Como fazer? Super simples, acrescente algumas folhinhas de orégano na xícara e depois regue com a água fervida. Deixe uns cinco minutinhos e pronto!

Outros chás que auxiliam nas cólicas: Calêndula e camomila. A canela também ajuda, mas nesse caso em caso de suspeita de gravidez, devido ao seu efeito estimulante ao útero, pode ser um fator de risco.

oregano 2119598 640 1

 

FOLHA DE GOIABEIRA

Em casos de diarréia, o chá de folha de goiabeira pode ser um alívio! Com seu efeito de diminuir as contrações no intestino, ela consegue reter o fluxo que comumente a diarréia traz. Esse eu ainda não tomei, mas com indicações de pessoas próximas, realmente o efeito é positivo. Se testar, conta pra gente!

 

ERVA DOCE

Esse é batata! Dor de barriga, cólica intestinal e incômodo no sistema digestivo, ele costuma fazer efeito quase que imediato, pra mim. Principalmente quando como coisas que não deveria ao longo do dia. Ou quando ao fim do dia percebemos que estamos com inchaço abdmonial, o que é bem comum na vida das mulheres, né? Ele ajuda bastante. Um chá que tomo sempre e costuma fazer efeito ainda mais rápido do que o de Hortelã (pelo menos no meu caso!).

herbal tea 1410563 640 phixr

 

É importante lembrar que cada organismo funciona de uma maneira e que em casos de pessoas alérgicas, ou mesmo possui alguma contra indicação, buscar outra forma de amenizar os sintomas é a opção adequada. Lembrando também que tudo em excesso faz mal. Um exemplo é o gengibre que quando tomado em grande quantidade, pode irritar o intestino.

Espero que tenham gostado das dicas!

 

Até a próxima!

Fontes: www.tuasaude.com
https://korui.com.br/

Diana Prates


Conhece os benefícios da Alfazema