Taroando

OS BENEFÍCIOS DO LIMÃO PARA A SAÚDE

Pensei muito antes de postar sobre esse tema, principalmente porque nesse período de recolhimento, comecei a perceber a minha alimentação e como podemos cometer alguns erros horríveis que surtem efeito de maneira surpreendentes. Desleixamos com algumas coisas, horários e acabamos esquecendo que isso não afeta somente o físico (aos vaidosos), mas também a saúde (principalmente).

A medida que foram passando os dias e com a alimentação incerta, fui percebendo dores no estômago, intestino preguiçoso, enjôos que não tinha antes e mais algumas coisinhas que vieram a acontecer e que não ocorrem quando me proporciono o hábito de uma alimentação saudável ou mais regradinha. Diante disso, vim "abusando" dos chás, - vide o post de alguns chazinhos que são maravilhosos - e também dessa fruta maravilha tão comum, o limão.

Vamos falar sobre o limão

limão

O Limão é uma fruta cítrica conhecida principalmente pela concentração de vitamina C, o curioso é que essas são pouco concentradas no seu suco, sendo a casca do limão riquíssima nessa vitamina e também em monoterpenos - moléculas de oléos cítricos da fruta.

Existe artigos, estudos que falam do auxílio do limão na cura de doenças relacionadas ao fígado, a acidez do sangue, anemia, osteoporose e a associação dele à outros elementos que ajudam no aumento de ferro, cálcio, além de sua atuação na diminuição de risco de alguns tipos de câncer, prevenção do envelhecimento precoce e mais um bocado de coisas!

A explicação dessa enorme quantidade de benefícios dá-se principalmente pelo seu elevado teor de ácido cítrico. Eles são usados como conservantes naturais, o que ajudam a evitar o crescimento de bactérias. Levando esse fato em consideração, quando temos uma ferida, o tratamento com suco de limão seria super bem vindo. 

Como fazer o uso do limão?

Existem diversas formas, uma delas é bem simples: água com limão em jejum. A sua absorção é mais rápida e facilita na eliminação de toxinas do intestino. Além de seus efeitos diuréticos e também elimina toxinas através da urina. 

Como preparar? 

Bem, muitas pessoas bebem na água morna, eu particularmente prefiro beber em temperatura ambiente. Esprema ¼ de limão em um copo com água, mexa um pouco até que fique bem misturadinho e beba. Não é recomendado acrescentar açucar ou adoçante para não perder as suas propriedades. Há quem diga que o limão faz mal para o estômago, mas é contrário, as propriedades digestivas dele auxiliam na azia, queimação e inchaço. Bem, ainda contamos com diversos outros benefícios, mas o recado já está dado: o limão, se possível, deve fazer parte da nossa dieta/alimentação.

 

É claro que devemos tomar cuidado com contra indicações e também sobre o excesso. Caso tudo esteja nos conformes, bom uso do limão! :)

 

Fonte: METINOSKI, Timotio. Prevenir é o melhor remédio.4ª edição, SP, 2011.

Diana Prates


 Tarot online? Conheça a nossa equipe!