Taroando

O USO CORRETO DO INCENSO (?)

 

VAMOS FALAR SOBRE O INCENSO E SEU USO? AFINAL, TEM UM JEITO, DIA, HORA E MANEIRA CORRETOS?

incenso1

Antes de responder essa questão, é importante ter em mente que existem várias tradições do uso e muita gente segue determinadas, de acordo com religião, superstição ou mesmo por intuição. E antes de mais nada, cabe dizer que NÃO EXISTEM REGRAS ESPECÍFICAS PARA A QUEIMA DE INCENSO. Pois é, não se prenda a formas "adequadas" e/ou julgue que está correto ou errado o jeito que fulane está utilizando. Cada um terá sua "verdade" para isso, independente se a pessoa acende só pra sentir o aroma, ou se está utilizando em processo de meditação ou para afastar energias ruins. 

O incenso é utilizado há milhares de anos e muitos povos acreditavam que era uma maneira do ser humano entrar em contato com os deuses e espíritos divinos. Independente disso, sabemos que desde sempre a intenção do uso na maioria das vezes possui uma ligação espiritual, energética, terapêutica ou mesmo os três juntos. 

Mas vamos lá, pois o intuito do post é mesmo ampliar a visão sobre o tema e quem sabe as dicas sejam úteis, né? ;)

PRIMEIRAMENTE: O QUE É INCENSO?

O incenso do Latim, Incedere: queimar. São compostos por plantas e substâncias naturais que exalam fumaça perfumada, devido sua composição por plantas, essências etc.

PRA QUÊ INCENSO?

Uma coisa que é bem comum no uso dos incensos, mesmo que tradições diferentes e pessoas diferentes usando, é uma forma de atrair algo bom, seja em forma de energia, seja em busca pela paz ou pelo agradável odor. O que quero dizer, é que normalmente acendemos em busca de uma energia positiva, que ameniza, que torne o clima mais leve e amoroso. Então essa dica é simples mas bem vinda: acenda trazendo essa energia que tanto busca. Tenha em mente que o ato de acendê-lo por si só já é a porta para entrada dessas energias que buscamos, então é interessante que mentalize e concentre no que tanto busca com esse ato.

Em várias tradições, principalmente orientais, o uso do incenso sempre é oferecido aos ancestrais, espíritos protetores e anjos.

A ESCOLHA DO AROMA

Muitas pessoas fazem uso de forma terapêutica ou com intuito espiritual, independente disso, sabemos que o aroma do incenso tem com função trabalhar algo específico. Alecrim, canela, lavanda, erva doce... são muitas as opções que carregam diversas propriedades. O alecrim acalma, tranquiliza e também é conhecido pelo seu poder de afastar energias negativas, limpeza energética em potencial. Assim como a lavanda e a canela que trazem prosperidade ao lar. Essa escolha também dependerá da intenção da pessoa que faz uso. Eu adoro acender o incenso de Alecrim no momento de meditação, pois tranquiliza o ambiente e o prepara energicamente para esse momento. 

POSSO APAGAR O INCENSO ANTES DE FINALIZAR A SUA QUEIMA?

Há tradições, principalmente pagãs que ensinam que a queima do incenso através do sopro não é correto, mas sim girando-o no sentido horário. Dessa forma apagaria naturalmente, em contato com o ar. Em outras tradições, não se deve interferir na queima, deixando o seu curso seguir naturalmente até que finalize. Eu não gosto de apagar antes de sua total queima, sempre sinto que o processo foi interrompido ou que falta algo, mas vai depender da necessidade ou vontade de cada um.

INCENSO FAZ MAL A SAÚDE?

É bom ficar atento com a qualidade do produto, qual é a composição dele. É bom identificar os componentes, se for feito de forma natural (uso de plantas, carvão natural, essência natural) não fará mal, mas se em sua composição for utilizado matéria derivada de petróleo, parafina ou óleo mineral, fazem mal a saúde. Dessa forma, o interessante é buscar por produtos que são artesanais, ou de marcas que você confia. 

FINALIDADE DE ALGUNS AROMAS

Um dos aromas mais utilizados desde a antiguidade são cânfora e mirra, ambos utilizados para purificação energética, cura física e espiritual. Porém há inúmeros outras essências que atuam de maneiras diferentes.

LIMPEZA ENERGÉTICA - Alecrim - também usado para limpeza no ambiente, Mirra, Cânfora, Eucalipto

EQUILÍBRIO E PAZ - Arruda, Erva doce, Lavanda, Jasmim e maçã, flor de laranjeira - ambiente sobrecarregado.

AMOR OU AFRODISÍACO - Dama da noite, Rosas, Alfazema, Patchouli

PROSPERIDADE - Canela, Mirra, Almíscar

 

Espero que a leitura tenha sido útil e interessante! Até a próxima! :)

Fonte: https://incaaromas.com/

Diana Prates


Consulta de tarô e cartas? A gente tem!