Taroando

O LUGAR DO OUTRO

 

O ENDEREÇO MAIS DIFÍCIL DO MUNDO, É O LUGAR DO OUTRO

outro

Uma palavra tão usual (outro) em nossa comunidade social, que esquecemos do seu significado e a sua finalidade. Vejamos a seguir:

Para o dicionário a palavra "outro" vem no latim "altêru", o seu significado é um pronome demonstrativo que designa pessoa ou coisa diferente das restantes mencionadas no contexto. Ou seja, alguém que esteja longe ou perto em referência do falante, etc.

Assim também, segundo a psicanálise decorrente de Jacques Lacan (1901) no termo o grande outro define que é aquele que provoca, desperta e revela o sofrimento psíquico. Ou seja, o sujeito espelho das repressões internas.

Mas, o que seria este outro em nossa vida?

Pois bem, pressupondo uma possível dedução, é aquele que a gente manda se fod**r, ir para o buraco negro e outras demandas de ódio. Aliás, uma forma de descarregar todos os nossos sentimentos reprimidos que estão aflorando dentro de nós. Certo ou errado?

No entanto, não há julgamento de certo ou errado. A pergunta seria; este sentimento faz sentido para mim? Por que ele me faz sentir deste ou daquele jeito? O que preciso aprender com isso?

Tais questões são complexas de pensar ou refletir no estado de raiva ou inquietação, por isto, é importante fazer o uso da técnica de respiração ou mesmo a prática meditativa, conectar-se mais com sua espiritualidade ou intuição. Assim sendo, será possível separar o que seu e do outro e não projetar suas carências e desejo reprimidos. Difícil? Pois é!

Aliás, sempre nos limitamos, os nossos não saberes como algo difícil, mas não paramos para dar luz ao desconhecido. Já reparou nisso? Logo, tudo fica complexo ou difícil de se resolver. Ou seja, o que é difícil torna-se ilógico diante da nossa capacidade de não entender as coisas, assim sendo, nos coloca no lugar do julgamento, repressão ou mesmo projetor das nossas crenças limitadas ou desejos reprimidos. Então, o que é o outro para você? Fez sentido o texto? Qual é seu ponto de vista?


Geovane Holístico


Eu sou o Geovane, terapeuta holístico, tarólogo, estudante de Psicologia e além de realizar consultas comigo aqui pelo site, também estou no Instagram como @ressonancia_dalma.