Taroando

AS ESSÊNCIAS DA CURA

 

spices 2548653 1920 phixr

Os nossos ancestrais sempre utilizaram como remédio, as plantas, raízes, sementes, frutos ou ervas que auxiliam na cura de determinadas doenças e dores. Sabemos que hoje temos remédios para tudo e sabemos também a importância do diagnóstico médico - ou seja, não medique por conta própria, é sempre bom a opinião médica.

Pois bem, diante disso, quis trazer um pouco do que já li e conheço a respeito das curas e auxílios naturais, seja em forma de chá, em pomada para uso externo, seja como óleo, alimento ou inalador. Muitos do que cito, já usei, outros conheço pessoas que usaram e o restante sempre escutei que são bons para "x" coisas. O importante é compartilhar essas maravilhas com vocês e depois me digam se gostaram.

Ah! Não se esqueça que antes de começar o uso, como falei acima, consulte ao médico, verifique se os sintomas pioraram ao fazer uso dos remédios e se a forma que está sendo utilizado é correto. Tá?

VAMOS FALAR DE CHÁ!

camomila

A CAMOMILA é ótima para ansiedade, má digestão e cólicas menstruais. Já o GENGIBRE ajuda com os enjoos e gases, assim como as SEMENTES DE FUNCHO. A ERVA DOCE é sensacional para digestão também, assim como o MARACUJÁ que auxilia nas noites para quem está tendo problemas de sono - insônia. O ANIS ESTRELADO é conhecido pos seus efeitos anti inflamátorios, além de também ser indicado como calmante. A MORINGA reduz o colesterol e fortalece ossos e músculos e se você estiver com a menstruação desregulada, conte com o ORÉGANO. E ah! A CAMOMILA também é ótima para dor de cabeça, se combinada a outras ervas, assim como SEMENTE DE LIMÃO - essas devem ser colocadas ao forno e após um período de  uns 10, 15 minutos retire-as e bata ao liquidificador. Esse pozinho pode ser guardado e para utilizar, basta misturar a água fervente e coar para tomar.

O chá de CANELA é antioxidante e acelera o metabolismo. O UXI AMARELO é comumente utilizado pelas mulheres para tratamento de inflamações no útero - é também vendido em cápsulas, porém o chá possui efeito mais rápido - e por fim o ALHO que é ótimo para auxiliar nas doenças respiratórias: basta colocar um dente de alho a cada 100MLs amassado em água fervente - se puder, acrescente mel, gengibre e cúrcuma - depois é só coar e beber.

 

ÓLEOS ESSENCIAIS (PELE OU DIFUSOR)

oleo

Com esses deve-se ter cuidado na aplicação, principalmente por serem muito concentrados. Dessa maneira, busque diluir em algum óleo transportador, pois esses são feitos de planta e nutrem a pele - quando misturamos o óleo tranportador ao essencial, não há risco de irritar ou causar algum dano. Outra obervação bem importante é durante o período de gravidez, alguns dos óleos essenciais devem ser evitados nas primeiras semanas. 

ATENÇÃO! Idosos e crianças também possuem critérios para fazerem uso, consulte um profissional para maiores informações, também sobre a quantidade e contraindicações. 

A CAMOMILA possui propriedades que atuam em problemas de pele, como feridas, além de auxiliar com a TPM e menopausa. Já o GERÂNIO serve como repelente de insetos, possui propriedades que ajudam no combate à depressão, além de ser um ótimo analgésico. Assim como o EUCALIPTO que é comumente utilizado como expectorante, antifúngico e é um ótimo bactericida. A ERVA-CIDREIRA também é ótima para o estresse e depressão. O TOMILHO auxilia nos cuidados com a pele - acne, feriimentos etc - e é ótimo para tratamento de resfriados. Atenção: Evite os de tom avermelhado. A LAVANDA é ótima para insônia, mas evite se tiver pressão arterial muito baixa. Para peles oleosas o LIMÃO é ótimo, além de ser um ótimo esfoliante.

O ALECRIM é ótimo para melhorar o raciocínio e boa memória. Em 2015 foi realizada uma pesquisa com cerca de 60 pessoas na Universidade de Northumbria com o suposto foco de testar vitaminas. Três grupos foram divididos entre três salas - cada uma continha um aroma específico, sendo em uma delas o de alecrim, outra sem aroma específico e a última utilizaram Lavanda. Algumas atividades foram distribuidas entre tais grupos e ao final ao experimento, puderam confirmar o que há muito tempo sabemos: realmente auxilia na boa memória! A sala que mais obteve retorno positivo sobre as atividades que testavam a característica avaliada dos integrantes, foi exatamente a sala do ALECRIM. Legal, né? 

Bem, vou ficar por aqui. Em um outro post vou falar um pouquinho sobre algumas receitas, alimentos e suas propriedades.

Até a próxima! :)

 

** Ao utilizar nosso conteúdo, por favor, coloque devidas fontes. ;) 

Diana Prates


O santo remédio: Escalda pés!