Taroando

OS BENEFÍCIOS DO YOGA NOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

 

anxiety 2019928 640 phixr

De acordo com a revista Exame, em 2019 o Brasil sofria uma epidemia: a da ansiedade. Nosso país, segundo a Organização Mundial de Saúde, coleciona o maior número de pessoas afetadas pela doença no mundo. Em tempos de pandemia e tudo o que vem junto com a Covid-19, como o medo da doença, convívio diário com a morte, incertezas sobre a vida, trabalho e finanças, falta de perspectiva sobre futuro e mesmo a quarentena tem dado motivos de sobra para que essa taxa aumentasse em todo o mundo. E no Brasil, esse número dobrou.

O novo cenário nos traz tarefas grandiosas. E mais do que nunca devemos entender como reagimos diante de crises e porque entramos ou criamos elas. Precisamos reconhecer as emoções e perceber como lidamos com nossos sentimentos. O dia a dia anterior a pandemia vinha nos exigindo tantas funções como se poderia dar a uma máquina. Otimização de tempo e a ocupação de cada minuto nosso em tabelas diárias, semanais ou mensais com o objetivo de conquistar o máximo de aprendizagem no mundo externo, roubou de nós a aprendizagem interna, o silêncio yogue. No cenário que construímos, a mente não para, o corpo não descansa e a indústria farmacêutica corre pra dar conta das crises e desânimos causados pela demanda moderna.

E COMO ENTRA O YOGA?

yoga 1146277 640 phixr

Bom, como professores, recebemos uma grande quantidade de pessoas ansiosas enviadas por médicos que colocam a prática no receituário de seus pacientes como auxiliar em seus tratamentos. E, apesar de o yoga não ser uma terapia, tem sido cada vez mais utilizado com sucesso no tratamento de estresse, transtornos de ansiedade e depressão. Eu diria que, enquanto o remédio trata, o yoga leva à cura.

O yoga é um complexo sistema que atua nas cinco dimensões que constituem o ser humano, ou cinco corpos, conhecidos também como koshas. São eles, o físico (annamayakosha), o energético (pranamayakosha), o psicoemocional (manomayakosha), a mente (vijnanamayakosha) e o Ser real (anandamayakosha). Constitui ainda de ensinamentos morais e visa atingir o despertar do potencial humano e a expansão da consciência, ou Samádhi. A prática é formada por vários elementos, como posturas (asanas), exercícios de respiração (pranayama), relaxamento (yoganidra) e meditação (dharana).

yoga 3053488 640 phixr

Assim, o yoga trabalha com o indivíduo em vários níveis, começando na ancoragem do momento presente e no conhecimento de si e desenvolvendo controle emocional e mental. A pessoa aprende a respirar e acalmar as emoções em momentos de crise ou a evitar que elas aconteçam. Aprende a manter a mente tranquila, reconhecer os pensamentos que o atrapalham e se conectar no aqui e agora, sem projeções futurísticas infundadas ou inventadas por uma mente muito criativa.

A prática ainda ativa o corpo, fortalece músculos, emagrece, alonga, traz flexibilidade física e consequentemente, mental e emocional. Produz serenidade e aceitação de si o do tempo do mundo, nos desconectando da necessidade de urgência do nosso tempo interno, trabalhando, então, a confiança no Universo ou no que está além de nós.

A partir do yoga tanta coisa acontece que nunca mais nos tornamos os mesmos. O sono melhora, a vitalidade aumenta, a mente acalma, a libido cresce, a saúde floresce e o entendimento aparece. A ansiedade pode até vir depois do yoga sempre que ela nos quiser chamar de volta a nós mesmos. E você, no mínimo, terá muitas ferramentas em mãos para usar.

Ludmila Mills
Terapeuta da alma e
Instrutora de yoga
@ludmilamills_yoga

Screenshot 20200202 191926 2


Faça uma consulta com a Ludmila!