Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_ENCODING in /www/wwwroot/taroando.com.br/index.php on line 9
MEDITAÇÃO DIÁRIA: COMO E QUANDO FAZER E SEUS BENEFÍCIOS! - Bem Estar
contato@taroando.com.br

MEDITAÇÃO DIÁRIA: COMO E QUANDO FAZER E SEUS BENEFÍCIOS!

Bem Estar

A meditação é uma prática de bem-estar que se for realizada diariamente contribui para uma série de benefícios à saúde física e mental. 

ASPECTOS GERAIS SOBRE A MEDITAÇÃO - O QUE É? QUAL SUA ORIGEM?

A meditação é uma prática milenar simples e ao alcance de todos, que pode reduzir o estresse, melhorar o foco e promover o relaxamento. A meditação se originou nas tradições de bem-estar orientais, como as práticas ayurvédicas na Índia ou as terapias da medicina tradicional na China e no Japão. 

Em outras palavras, diferentes culturas e religiões do mundo desenvolveram múltiplas práticas tradicionais de meditação. Acredita-se que a prática de meditação mais antiga remonta à antiga tradição hindu chamada Vedantismo datada de 1500 a.C. 

No Ocidente, estas práticas foram mencionadas pela primeira vez em escritos judaicos. Os ensinamentos focavam especialmente na abordagem meditativa durante a oração. Portanto, a diversidade de origens da prática se reflete em diversas formas de meditações guiadas que existem atualmente, decorrentes dessas antigas tradições.

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

A meditação pode assumir muitas formas diferentes, mas existem dois principais tipos de meditação: a meditação concentrativa e meditação da atenção plena ou mindfulness.

A meditação concentrativa envolve focar toda a sua atenção em um objeto específico enquanto se desconecta de tudo ao seu redor. O objetivo é realmente concentrar naquilo que você está focando, seja sua respiração, uma palavra específica ou um mantra, a fim de alcançar um estado superior de concentração. Para ver mais sobre mantras que podem auxiliar na meditação diária, clique aqui.

Por outro lado, a meditação mindfulness inclui, entre outros métodos, a redução do estresse baseada na atenção plena e a terapia cognitiva baseada na atenção plena. A atenção plena pode ter como alvo diferentes questões, o que significa que seu foco pode ser diferente de uma prática para outra. No geral, envolve o estado de estar ciente e envolvido no momento presente e tornar-se aberto, atento e receptivo. 

Confira os benefícios da meditação abaixo.

DIMINUIÇÃO DO ESTRESSE

O estresse é a resposta do corpo a adversidades imprevistas. Encontrar ameaças imediatas aumenta o nível de cortisol, ou hormônio do estresse no corpo, e ativa o sistema nervoso autônomo, que é responsável pelas respostas de luta ou fuga. 

Estudos com pessoas que meditam diariamente revelaram que eles têm um nível de cortisol mais baixo em seus cérebros, o que explica sua resiliência e natureza perspicaz.

Portanto, praticar a meditação regularmente permite que você processe pensamentos negativos muito melhor. 

AUMENTO DE FOCO

Em média, somos capazes de uma concentração total de 90 minutos, sem levar em conta as inúmeras interrupções com as quais temos que lidar e o fato de que devemos realizar várias tarefas ao mesmo tempo. 

Estudos indicam que a meditação regular aumenta a nossa capacidade de ignorar distrações, melhora nossa capacidade de manter o foco e até auxilia a memória. 

Um estudo realizado sobre os efeitos de um curso de meditação de oito semanas descobriu que pessoas que são praticantes regulares de meditação aumentaram a capacidade de atenção e concentração. Mesmo as pessoas que meditaram por curtos períodos mostraram mais foco do que os indivíduos que não meditaram.

LEVEZA

A prática da meditação dispara conexões neurais em locais do cérebro que regulam emoções positivas, como empatia e gentileza. O profundo estado de concentração que a meditação induz cria conexão social e nos torna mais afetuosos e amigáveis.

Desse modo, as pessoas que praticam qualquer tipo de meditação experimentam uma sensação de bem-estar, paz e leveza que podem servir de inspiração e conforto.

Além disso, a meditação promove a consciência da impermanência, ou seja, uma nova compreensão que nos permite desfrutar plenamente os bons momentos e nos ajuda a enfrentar os desafios. 

REAVALIAÇÃO DE PRIORIDADES

A meditação nos ensina como ser gentis conosco e com os outros. A longo prazo, traz uma sensação de realização e pode fazer você se sentir menos exausto emocionalmente.

Então, mesmo diante de uma rotina exaustiva, você se sentirá menos esgotado mentalmente e será capaz de manter o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal, o que lhe dará uma vantagem quando precisar permanecer motivado e otimista.

A meditação também nos ajuda a lembrar as metas de curto e longo prazo que estabelecemos para nós mesmos, promovendo uma autoconsciência. Passamos a entender que reservar algum tempo para sentar e pensar sobre o futuro nos ajuda a tomar decisões apropriadas que são compatíveis com nosso propósito. 

MELHORA NO SONO

Milhões de pessoas sofrem de insônia e outros problemas de sono, sendo geralmente o estresse culpado por estes distúrbios. Desse modo, diversas pesquisas demonstraram que a meditação melhora o sono e acalma a mente.

A meditação ajuda as pessoas a desviarem a atenção de sua lista de afazeres ou de outros estresses e focarem em viver e desfrutar apenas o momento presente. 

A pesquisa ainda mostrou que gastar cerca de 20 minutos em meditação diária pode reduzir a insônia e outros distúrbios do sono. 

MELHORA NA RESPIRAÇÃO

Uma parte fundamental da meditação é trabalhar a respiração, pois ao nos concentrarmos na respiração, podemos acalmar nossa mente e nosso corpo. Além disso, pesquisas recentes revelam que a respiração afeta a noradrenalina - uma substância química natural do cérebro muitas vezes referida como um dos "hormônios do estresse". 

Quando produzida em excesso aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, que nos permite reagir fisicamente em situações estressantes. Por outro lado, quando há redução na produção desse hormônio, isso afeta nossa capacidade de estar alerta e focado.

Assim, a meditação nos ajuda a produzir a noradrenalina nos níveis corretos, o que nos ajuda a pensar e focar com mais clareza diante de qualquer situação.

MELHORA NA SAÚDE

Diversos estudos mostraram que a meditação melhora a autoimagem e a autoestima. Quando meditamos, obtemos uma imagem clara de nossa mente e nos tornamos cientes dos pensamentos que direcionam nossas emoções e ações.

Um estudo em grande escala descobriu que a meditação regular diminui a probabilidade de desenvolver depressão e transtornos relacionados ao humor. 

Além de algumas formas de práticas meditativas que também promovem o pensamento positivo, como afirmaram os pesquisadores, e podem melhorar a saúde geral de um indivíduo. 

A meditação também pode ajudar a aliviar o estresse, tratar doenças cardíacas, reduzir a pressão arterial, reduzir a dor crônica, aumentar a imunidade e aliviar as dificuldades gastrointestinais.

COMO FAZER A MEDITAÇÃO DIÁRIA?

Em suma, a meditação é uma forma de treinar a mente. Na maioria das vezes, nossas mentes estão vagando - estamos pensando no futuro, pensando no passado, nos problemas e nos desafios cotidianos. 

A meditação nos traz de volta ao momento presente e nos dá as ferramentas de que precisamos para ficar menos estressados, mais calmos e gentis conosco e com os outros.

Portanto, a meditação diária é um treinamento de nossa atenção para eliminar as distrações e nos ajudar a chegar ao momento presente de uma forma equilibrada e clara. Veja o que é preciso para meditar, a seguir.

QUANTO TEMPO?

Reservar um tempo para a meditação é uma maneira importante de estabelecer uma rotina e se sentir confortável com a prática. Mesmo alguns minutos por dia podem fazer uma grande diferença.

Então, experimente cerca de 10 minutos de meditação todas as manhãs ou como uma pausa no meio do dia. Meditar é uma experiência muito pessoal, mas você não precisa começar com sessões muito longas para sentir os benefícios. 

Todavia, se você não tem muito tempo, tente começar com um exercício curto de respiração simples, mas eficaz, e que você pode fazer num intervalo rápido. Esta meditação baseia-se em três respirações profundas e dura apenas 3 minutos.

EM QUAL MOMENTO?

Você pode praticar a meditação sozinho a qualquer hora e em qualquer lugar, seja na sua casa, na escola ou no trabalho. Além disso, ouvir meditações guiadas básicas também pode ser útil, especialmente no início. 

Por outro lado, a meditação, como qualquer outro hábito que não faz parte de sua rotina habitual, requer prática e comprometimento. Por isso, meditar sobre você mesmo exige um alto nível de autodisciplina, então é uma boa ideia começar com sessões em grupo.

EM QUAL LUGAR?

A prática regular é mais importante do que a prática perfeita. Isso significa que, em vez de se preocupar muito com o lugar, a posição ao sentar, que técnica adotar, por quanto tempo ou a que horas do dia, você deve apenas sentar e meditar. O resto vai se encaixar se você simplesmente começar este exercício.

Caso você opte por meditar em casa, prefira um espaço silencioso, se possível em um cômodo com janelas e iluminação natural. 

Criar um espaço de meditação e mantê-lo limpo e organizado pode ajudar a tornar a meditação especial e importante. 

EM QUAL POSIÇÃO?

Existem muitos tipos diferentes de meditação que você pode tentar, e alguns deles permitem outras posições além de estar sentado. Se preferir sentar, escolha um local confortável e reserve alguns minutos para relaxar e limpar sua mente. 

Comece com algumas respirações profundas para acalmar o corpo. Respirar fundo algumas vezes antes de começar a meditação pode desencadear uma resposta de relaxamento. 

Tente não se mexer ou se mover muito durante a meditação. É comum sentir-se inquieto e querer mudar de posição durante a meditação, mas tente não deixar sua posição se tornar uma distração em si mesma. 

Meditar é criar uma pausa em seu dia, então tente dar a si mesmo alguns minutos antes de voltar ao trabalho ou para uma tarefa estressante. 

PRATICAR A MEDITAÇÃO DIÁRIA AJUDA A DIMINUIR OS SEUS NÍVEIS DE ESTRESSE?

A meditação é gratuita, está sempre disponível e é incrivelmente eficaz na redução do estresse de curto prazo e na saúde a longo prazo. 

No entanto, começar uma prática de meditação pode parecer inútil no início. Mas a chave para a meditação é a disciplina e ser gentil consigo mesmo. Pense nisso da mesma forma que você faria se exercitando na academia ou fazendo uma corrida - quanto mais você exercitar as partes do cérebro que o ajudam a se concentrar, mais forte ele se tornará. 

Se for difícil para você manter uma prática diária de meditação por conta própria, você pode tentar usar um aplicativo ou videoaulas para obter mais segurança e orientação. 

Mas saiba que o tempo e o esforço necessários para aprender e praticar valem a pena em termos dos benefícios que a meditação proporciona!

 

Sonho Astral
O Sonho Astral é um portal dedicado a entender e interpretar os sonhos, e auxiliar na jornada de autoconhecimento de cada um

 


Vem consultar o tarô com a nossa equipe!

Comentários


(0) Comentários...